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Mensagem por Admin Qua maio 13, 2015 2:15 am

1-1º período:
Seminários semanais: Os alunos acharam a idéia dos seminários bastante interessantes e fizeram algumas sugestões de coisas que poderiam ser feitas nas apresentações:
1.1-Diálogo com veteranos
1.2-Abordar temas como, “o que é possivel fazer com esse curso" e "porque eu estou estudando isso"
1.3-Abordar temas sociais de engenharia, incluindo a estranha ausência de minorias entre os alunos (mulheres, negros, índios, etc)
1.4-Envolver projetos de pesquisa,ensino e/ou extensão
1.5-Seminários com empresas
1.6-Abrir as apresentações para alunos de outros cursos e/ou público geral, sem necessariamente reajustar a temática e abordagem. Ou seja, não barrar a entrada.

2-2º período:
2.1-Física 3: Os alunos crêem que, embora exista uma relação direta entre as 4 físicas, a imposição de se cursar e ser aprovado, necessariamente, na física 2 para conseguir cursar física 3 gerará o efeito negativo de tornar a grade mais amarrada justamente na parte que já é a mais densa: eletrônica. O resultado final seria que um aluno do 1º período que reprovasse em 1 matéria (física 1) atrasaria o curso praticamente inteiro em 1 semestre.
2.2-Introdução a práticas de laboratório em eletricidade e eletrônica (complexidade da ementa): Alguns alunos levantaram questionamentos se a ementa não seria muito complexa para um aluno que não possui nenhum conhecimento prévio em eletrônica, mesmo em se tratando de experiências basicas. As contra-propostas/observações(mutuamente excludentes) são as seguintes:
2.2.1-Ao invés de realizar essa matéria no 1º período, realiza-la paralelamente a Eletricidade. Nessa se aprenderia a usar uma protoboard, os códigos de cores dos resistores, como se usa um multímetro, um osciloscópio, fonte, montagem de circuitos da aula teórica para verificar na prática o seu funcionamento.
2.2.2-Que os professores não cobrem trabalhos finais muito complexos nessa disciplina, pois o conhecimento do aluno na área é muito limitado.

3-7º período:
Os alunos apresentaram uma preocupação com a complexidade e nível de exigência do 7º período, uma vez que agrega as matérias mais difíceis do 6º e 7º períodos da grade antiga. Algumas sugestões(a serem utilizadas separadamente ou em conjunto) e comentários foram:
3.1-Eliminação de uma das oficinas da integração: embora todos os alunos concordem que as oficinas sejam um grande diferencial do curso e altamente produtivas, por promoverem a integração e aplicação do conhecimento, a existência de tantas oficinas pode acarretar em um peso excessivo e contraproducente. As duas propostas a esse respeito estão listadas abaixo. Em qualquer dos dois formatos, uma das oficinas poderia ser focada em software e outra em hardware:
3.1.1-Eliminação da atual “oficina de integração III”: essa oficina possui uma dificuldade especial de posicionamento. Não pode estar em períodos iniciais, pois exige conhecimentos prévios de microcontroladores, mas não pode estar em períodos muito avançados, caso contrário atrapalhariam o desenvolvimento do TCC. Além disso, o objetivo de “aplicação prática do conhecimento” já é suprido nas próprias matérias, que nessa altura do curso já possuem caráter bastante prático, ao contrário
das matérias de períodos prévios.
3.1.2-Eliminicação da atual “oficina de integração I”: Os alunos não possuem muito conhecimento a ser aplicado nessa altura do curso, então a proposta básica da matéria acaba não sendo cumprido a contento, ao contrário do que se observa com os projetos propostos e realizados nas outras oficinas
3.2-Segundo a visão dos alunos, a proposta de estruturação do curso em torno de trilhas é bastante interessante e poderia ser usada de forma ainda mais profunda. Algumas das matérias que na atual proposta foram mantidas como obrigatórias poderiam, na visão dos alunos, ser passadas para trilhas. O tempo livre disponibilizado pela retirada das matérias do corpo de obrigatórias poderia ser substituido por um espaço para mais uma matéria das trilhas à escolha do aluno. A matérias comentadas foram citadas no tópico “trilhas” desse documento, nas matérias “Sistemas inteligentes” e “Sistemas distribuidos”
3.3-Outra proposta seria enviar algumas matérias do 7º período (da proposta) para o 8º, que está um pouco mais leve. Exemplos são: Sistemas embarcados e Processamento digital de sinais.
3.4-A nova proposta prevê a redução do número de horas de estágio obrigatório de 360 para 180. Considerando-se que os cursos de engenharia são, por sua própria natureza, muito voltados para o mercado de trabalho, e que é no estágio que o aluno vai consolidar os seus conhecimentos e aplicar em um problema do mundo real, os alunos consideram que essa decisão não seja producente, e, como uma alternativa à proposta anterior, a eliminação de algumas matérias do corpo de obrigatórias (tais quais Sistemas embarcados ou PDS) em troca do aumento do número de horas de estágio, será uma ação acertada.

OBS: Considerando-se todas essas observações, o professor Luiz Ernesto Merkle (que gostou muito das sugestões) fez uma proposta alternativa de organização de grade. O comentário, postado no fórum de discussão sobre a nova grade, em que tal professor descreve e justifica sua proposta, pode ser conferidos no anexo A.

5-Trilhas:
5.1-Os alunos sugeriram a inclusão de trilhas ou matérias dentro de trilhas já existentes, a saber:
5.1.1-Trilha de Sistemas Embarcados: uma vez que esse é (ou deveria ser) um dos núcleos principais do curso, e um dos pontos que diferenciam EC de Eletrônica e Ciências da Computação.
5.1.2-Data Sciences: Big Data, Hadoop, Mahout
5.1.3-Cloud (formar parceria com IBM, Amazon, etc): OpenStack
5.1.4-Computação Paralela: MPI, OpenMP, OpenCL, CUDA
5.1.5-Segurança: Computer Forensics, Systems Defense
5.1.6-Engenharia de Sistemas (parceria com outras engenharias):
5.1.7-Engenharia de riscos
5.1.8-Gerenciamento de qualidade
5.1.9-Sistemas de controle de alto nível (modelagem e controle de sistemas discretos) em detrimento da abordagem atual que reaproveita matérias do curso de eletrônica.
5.1.10-Oferecer as matérias de humanas no formato de trilha, com número mínimo de horas e escolha livre de matérias
5.1.11-Oferecer as matérias de gestão da mesma forma proposta para as matérias de humanas, com a possibilidade de extensão para um aprofundamento maior nessa trilha, equiparável ao das demais trilhas. Dessa forma essa trilha estaria em um meio caminho entre a proposta de trilha de humanas e de trilhas técnicas.

5.2-Os alunos propuseram alguns ajustes na divisão de matérias entre as trilhas propostas:
5.2.1-Mudar “Modelagem e Simulação de Sistemas” da trilha “Banco de Dados/Data Science” para “Otimização, Modelos Analíticos e de Simulação”.
5.2.2-Passar ou “Projeto e Análise de Algoritmos” “Teoria da Computação” como a primeira matéria da trilha “Algoritmos e Complexidade”.
5.2.3-Transferir “Sistemas inteligentes” para disciplina 1 da trilha de Sistemas Inteligentes. Estruturas de Dados 2 poderia ser o pré-requisito desta trilha.
5.2.4-Sistemas distribuidos: Poderia entrar para a trilha de Redes. A base para sockets e implementação de software ligado a redesjá são abordados em Redes 1 e Programação 2

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Mensagem por Admin Qua maio 13, 2015 2:18 am

A mensagem do professor Merkle pode ser vista aqui

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